sábado, 22 de agosto de 2015

Caldeirada à Pescador

22 Agosto
Caldeirada à Pescador

Quem me conhece sabe que eu sou mais do lado da carne, portanto este jantar de sábado, não foi para mim. Literalmente. Eu comi frango assado. A Anabela adora caldeirada e o João e o Zé também se deliciam, portanto fiz uma caldeirada à pescador de Caminha, inspirado numa receita vi fazer na televisão.

Por esta altura, há cá em casa tomates, pimentos e alhos da horta, portanto é usá-los enquanto duram, porque os sabores que dão aos pratos são totalmente diferentes dos de compra.

Então, cortei dois belos pimentos,  em três partes cada um, cortei aproximadamente um quilo de tomate em bocados e fiz o mesmo a uma cebola. Laminei uns três ou quatro dentes de alho e cortei mais meia cebola em rodelas. Descasquei as batatas que depois cortei em rodelas de menos de um centímetro de altura. Usei ainda duas malaguetas grandes, apenas golpeadas ao meio, um ramo de hortelã e uns raminhos de salsa. Todos estes ingredientes, ficaram num prato grande à espera de entrarem no tacho.

Quanto ao peixe, comprámos uma posta de raia, e duas de safio e ainda uma cabeça do mesmo.
Pedi para cortar a raia em bocados mais ou menos iguais, as postas ficaram inteiras e a cabeça foi aberta ao meio.

No tacho deitei as batatas e misturei a cebola em rodelas. A camada seguinte foi cerca de metade do tomate, dos pimentos, da malagueta, do alho e da cebola em bocados. Temperei com uma pitada de sal e outra de pimenta. O peixe entrou a seguir, o mais bem distribuído possível, e finalmente os restantes vegetais, também dispostos o mais equilibradamente possível. mais uma pitada de sal e de pimenta e desta vez uma colher de chá de pimenta-de-caiena e uma de sopa de colorau.A seguir as ervas aromáticas e ao contrário do que é a regra, os líquidos neste prato entram no fim, e os líquidos foram: Três ou quatro colheres de sopa de azeite, meio copo de vinho branco (eu usei Porta da Ravessa), e meio copo de água.

Neste passo final, é importante que os temperos e os líquidos fiquem o mais bem distribuídos possível, por cima da caldeirada, porque não lhe vamos mexer mais. Tapa-se o tacho e mete-se o lume no mínimo. Quando começar a borbulhar, deixar assim por mais ou menos vinte cinco minutos.
Como tem que cozer lentamente, é preciso manter o tacho tapado.

Quando acabar, isto é quando os legumes que ficam em cima estiverem cozidos, deita-se uma boa camada de salsa picada e serve-se imediatamente.

Caldeirada à pescador

E é vê-los a chorar por mais....



Sem comentários:

Enviar um comentário

Qualquer correção, sugestão ou senão, são bem vindos!