sábado, 24 de maio de 2014

Moqueca de camarão e peixe

24 de Maio

Já não se fazia uma moqueca cá em casa há bastante tempo e como a semana passada não houve jantar, tivemos que caprichar no de hoje. Acompanhámos com arroz branco, quase sem sal.

Aqui vai a lista de compras
Moqueca:
- Duas boas postas de Perca do Nilo fresca
- Cerca de 1 kg de camarão (não precisa de ser muito grande porque a maior parte é para cortar aos pedaços)
- Uma lata de leite coco
- Óleo de Palma (também conhecido por óleo de dendê)
- Um pimento (eu usei metade de um verde e outra metade de um vermelho - os olhos também comem)
- Duas cebolas
- Alho
- Limão

Caldo:
- Cabeças e cascas do camarão
- Peles e espinhas do peixe
- Uma cenoura
- Duas folhas de couve
- Ervas (Salsa, Coentros e Salva e Hortelã)
- Dois dentes de alho
- Meia cebola

Começámos por descascar os camarões, reservando as cascas e cabeças - deixámos dois com a cabeça para cada um de nós, para decoração.
Arranjámos o peixe retirando e reservando todas as espinhas e peles, cortámos os camarões em dois ou três pedaços e o peixe em cubos de aproximadamente 2 cm de lado.
O peixe e os camarões arranjados, foram marinar com sumo de limão, um fio de azeite, sal e pimenta enquanto preparávamos o resto das coisas, isto é, mais ou menos meia-hora.
Depois passámos para o caldo, este passo não é obrigatório, mas para que cada jantar fique inesquecível, não se pode deixar nada ao acaso e um caldo de peixe feito em casa é imbatível, além de ser fácil de executar.
Aos "restos" do peixe e do camarão, juntam-se os legumes cortados em bocados pequenos num tacho, adiciona-se um litro de água (eu fervi-a primeiro na cafeteira eléctrica), tapa-se o tacho e deixa-se cozer bem, mexe-se de vez em quando e se for caso disso adiciona-se mais água, o objectivo é fabricar uma boa quantidade de caldo e que a cozedura consiga tirar dos ingredientes a maior quantidade possível de sabor - NUNCA temperar o caldo, nem sal nem nada, só queremos os sabores naturais. Quando ficar pronto, usar o "chinês" para filtrar o caldo.
Coador chinês

Com o caldo ao lume, começámos a preparar o resto das coisinhas da moqueca.
Cortar e arranjar os pimentos em tiras finas de meio centímetro, uma metade de cada cor. Arranjar duas cebolas em rodelas e laminar cinco dentes de alho.
O óleo de palma é bastante espesso e difícil de manusear para quem não está habituado. Logo para começar a lata não tem abertura fácil, depois, como só vamos usar duas ou três colheres de sopa, vai sobrar imenso - eu guardei o resto num frasco de boca larga para usar mais tarde.
Colocámos no tacho as tais três colheres de sopa de óleo de palma e, em lume brando deixámos o óleo derreter um pouco, depois juntámos a cebola e o alho, deixámos alourar para de seguida receber as tiras de pimento (reservámos algumas para entrar mais tarde como decoração). Este refogado levou uma colherzinha de piri-piri, sal e pimenta; não o deixámos "puxar" muito, e metemos delicadamente o peixe e os camarões que estavam a marinar, com o cuidado extra de não adicionar mais água à mistura, isto é, em vez de despejarmos a tigela com a marinada e o peixe, retirámos os bocados um a um e reservámos o líquido. Mexemos com gentileza o peixe e o refogado e deixámos os sabores a namorar em lume médio, com a tampa fechada. A minha costela portuguesa mandou-me meter meio copo de vinho branco na moqueca e eu assim fiz, quando o álcool se evaporou, voltámos à receita original e adicionámos três chávenas do caldo de peixe que tínhamos feito anteriormente e despejámos cerca de 200 ml do leite de coco, mexendo sempre com muito jeitinho para não desfazer o peixe. Depois de voltar a levantar fervura, colocámos os camarões e as tiras de pimento que tínhamos reservado e deixámos ferver três minutos, apagámos o lume e juntámos salsa e coentros grosseiramente cortados à nossa moqueca.

Para a apresentação usámos a forma redonda para o arroz e colocámos a parte vegetal da moqueca em cima, depois o peixe e camarões.
Moqueca de camarão e peixe
Mais uma vez, este foi um jantar de sábado bem sucedido. Todos gostaram muito e só o Zé é que não repetiu. Para a semana há mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Qualquer correção, sugestão ou senão, são bem vindos!