sábado, 7 de junho de 2014

Bifes ao Abafado da Ti Helena

7 de Junho

Esta foi uma receita de recurso, o que quer dizer que não havia nada preparado e foi totalmente inventada.
Decidi o acompanhamento - puré de batata, ainda antes do modo como ia fazer os bifes, e por isso, começo por aí.

Descascar e lavar a quantidade de batatas necessária ( mais ou menos três batatas médias, ou duas maiorizitas por pessoa) e depois cortar em cubos pequenos todos mais ou menos iguais para cozerem também por igual, deitar uma pitada de sal e deixar cozer por quinze a vinte minutos. Quando cozidas, passar no passe-vite e ir deitando o leite enquanto se dá à manivela (claro que se tiverem uma máquina que faça isto sem esforço usem-na) desta vez, esta operação, teve um participante inédito - o João, que depois voltou com o tacho ao lume, para ferver o leite e ganhar a consistência pretendida, adicionámos neste momento umas raspas de noz moscada, cerca de 100g de margarina e provámos para corrigir o sal.

Vamos aos bifes. Numa frigideira deitar um fio de óleo, deixar aquecer e passar cada um dos bifes. Eu costumo fazer só um ou dois de cada vez. Esta operação é para selar a carne que fica passada por fora mas ainda não completamente cozinhada por dentro, no entanto é aqui que se deve deixar a carne um bocadinho antes do ponto pretendido (cá em casa são dois mal passados, um médio e um bem), depois reservar a carne e voltar para a frigideira. Deitar uma boa quantidade de margarina e juntar três ou quatro dentes de alho laminados, mexer a mistura para recuperar os sucos da carne que ficaram na frigideira. O nome desta receita, deveu-se ao facto de se ter acabado o vinho do Porto, pelo que teve que ser substituído por abafado caseiro da Tia Helena, e em boa hora diga-se. Quando o alho der mostras de estar quase frito, deitar um pouco do abafado neste molho e mexer. Neste momento, temperar cada um dos bifes com sal e pimenta e colocá-los na frigideira outra vez. Aproveitar os sucos que saíram da carne enquanto descansou e juntá-los à frigideira. Quando a temperatura da frigideira estiver de novo alta, deitar o resto do abafado e flamejar!! deixar reduzir um pouco o molho e quase ao fim, juntar sumo de meia laranja se for grande ou de uma inteira se for mais pequena. Eu, desta vez não usei nem piri-piri nem pimenta-caiena, mas teria ficado muito bem a contrastar com o doce da laranja e do abafado.
Bifes ao Abafado
Usei uma forma quadrada, para o puré e coloquei o bife ao lado. Decorei com salsa picada e uma rodela de laranja e espalhei um pouco do delicioso molho por cima do bife e do puré.
Quando a carne e puré desapareceram dos pratos, fomos buscar a frigideira e demos conta do resto do molho, só com pão - maravilha!

Vamos lá estão esperar pelo que a imaginação nos irá oferecer para a semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Qualquer correção, sugestão ou senão, são bem vindos!