sábado, 19 de julho de 2014

Cordon bleu

19 Julho

Ainda de férias, fizemos um Cordon bleu.
Perto da nossa casa em Quarteira há um supermercado com um excelente talho e aproveitámos para estrear esta receita no Jantar de Sábado, uma vez que bastou pedir bifes para cordon bleu que o talhante logo meteu a faca na peça e cortou seis maravilhosos bifes da vazia, tal como devem ser para este prato: sobre-compridos e finos; na charcutaria, pedi seis fatia de fiambre, de melhor qualidade possível com uma altura de cerca de 4 mm e idem para o queijo fatiado do tipo edam.
Para acompanhar fizemos batata doce (amarela) no forno que também veio do mesmo supermercado.

A preparação do cordon bleu começa com a montagem dos bifes. Um bife barrado apenas com mostarda (eu usei dijon), uma fatia de fiambre e outra de queijo por cima, a apanhar apenas uma metade da carne, convém (nem que seja preciso cortar as fatias) não deixar nem queijo nem fiambre de fora do bife, depois, dobrar a outra metade por cima, por forma a fazer uma "sandwich", prendendo com um palito ou dois.
Depois dos bifes montados, passá-los por abundante ovo batido (não deixar nem um bocadinho sem ovo) e logo a seguir por pão ralado.
Fritar numa frigideira com bastante óleo e no máximo de temperatura possível, como o nosso bico a gás não é muito forte, deixei aquecer bem o óleo e fritei um bife de cada vez para não o arrefecer.
A fritura demora apenas uns minutos, até o queijo derreter.

Entretanto, lavar bem as batatas esfregando com uma escova, lavar outra vez e ainda mais uma, e cortá-las em rodelas, sem descascar. Levar a cozer, por dez minutos, num tacho com água e uma pitada de sal; passado este tempo, deitar um fio de azeite no fundo de um tabuleiro, dispor as rodelas, regar com azeite e temperar com ervas aromáticas (eu usei tomilho seco e oregãos). Levar ao forno até tostar ligeiramente.
Ao arranjar os pratos coloquei uma folha de hortelã em cima das batatas, no fim ficou assim:
Cordon bleu
Já meio comido:
Delicioso
Neste jantar não tivemos o João connosco, mas esteve sempre presente nos nossos corações!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Qualquer correção, sugestão ou senão, são bem vindos!