sábado, 12 de abril de 2014

Fondue de Queijo

12 Abril

Este sábado decidimos fazer fondue.
Como sempre, no decorrer da investigação para a receita ideal, encontrei várias composições e acabei por me decidir por uma "média" entre elas. Já tinha feito anteriormente fondue, mas nessa altura usei uma mistura própria o que é bastante prático e até mesmo saboroso, mas desta vez fui mesmo ao queijo!

Das várias receitas que vi, acabei por escolher três queijos: Emmental (Suiça), Gruyère (Suiça) e Cheddar (Reino Unido). Fui por estes, porque eram o denominador comum na maior parte das receitas e não queria correr o risco dos queijos não ligarem ou terem pontos de fusão impossíveis, da próxima vez, arrisco mais. Usei queijo sólido, nada de fatiado ou ralado ou processado - fatias sólidas de 200g cada. Quanto aos vinhos, usei branco corrente e um Porto comum.

Para acompanhar o fondue, se assim se pode dizer, fiz cenouras, couve-flor, pimentos padrón, batatas novas pequenas, pão caseiro, chouriço e carne de vaca. As cenouras cortam-se em quartos e depois em bocados de 5 cm, couve-flor também em bocados de 5cm e os pimentos padrón inteiros, tudo isto é cozinhado num caldo de cozer carne que tinha guardado de outra refeição. As batatas cozi em água só com uma pitada de sal.
O pão foi cortado em pequenos cubos de 2,5cm. Ainda cortei um chouriço em rodelas grossas, e usei um belo bife do lombo de vaca de 2.5cm de altura, cortado em cubos.

Primeiro, como sempre, preparam-se todos os ingredientes.

Acompanhamento:
Quantos aos vegetais, descascam-se e cortam-se as cenouras e lava-se tudo,  prestando especial cuidado às batatinhas já que vão cozer com pele e precisam de estar bem lavadas. Corta-se o pão, primeiro em fatias, depois em cubos e faz-se o mesmo ao bife (se não gostarem cru, é só passar na chapa por um minuto). Os pimentos padrón ficam inteiros.

Fondue:
300ml de vinho branco
25 a 50ml de vinho do Porto
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de farinha de trigo
200g Queijo Emmental cortado em  cubos
200g Queijo Gruyère cortado em  cubos
200g Queijo Cheddar cortado em  cubos
Noz moscada, pimenta moída na hora

Preparação dos acompanhamentos:
Uma cafeteira eléctrica é uma ajuda preciosa, uma vez que ferve água em minutos, poupa no gás e no tempo.
3 ou 4 batatinhas para cada pessoa, dentro dum tacho com uma pitada de sal, 15 minutos a ferver. Reservar.

No tacho, com o caldo de carne (ou água e sal se não tiverem caldo) já a ferver, colocar as cenouras, deixar cozer "al dente", isto é, têm de ficar consistentes, mas cozidas. Retirar e reservar as cenouras, colocar a couve-flor durante 10/15 minutos, deixar cozer também "al dente", retirar e reservar e finalmente colocar os pimentos padrón, só 5 minutos (há quem os coma crus!).
Se optarem por outros legumes, a única regra é que devem ficar firmes, uma vez que vão ser mergulhados no queijo e não queremos andar à "pesca" dentro do caquelon.

Preparação do fondue:
Ferver o vinho branco e reservar.
Num tacho derreter a manteiga e juntar a farinha, mexer bem para unir tudo, deitar o vinho do Porto aos poucos, mexendo sempre até cozer a farinha e evaporar o álcool. Baixar o lume e juntar um terço do vinho branco fervido, e de seguida os cubos de um dos queijos, mexendo sempre de forma aleatória até derreterem, repetir esta última operação com os outros dois queijos até obter uma pasta consistente, temperar com uma pitada de pimenta e noz moscada, moídas na hora, não abusar aqui porque o que queremos são os sabores e aromas dos queijos. Transferir o fondue para o caquelon e só acender a lamparina no momento de começar o jantar tendo sempre cuidado com a chama, para não queimar o queijo.

Apresentação:
Distribuem-se os vegetais pelos pratos. O pão, o chouriço e a carne ficam em tigelas à volta do caquelon. Cada pessoa só tem o garfo comprido do fondue.

Depois é espetar o bocadinho que apetecer, molhar no queijo e desfrutar.
Eu e a Anabela bebemos uma garrafa de branco Alentejano, o João bebeu duas minis de Falsbourg e o Zé uma garrafa de Perrier e quando já não havia nada em cima da mesa, rematámos com uma bola de gelado de stracciatella de chocolate.

Que venha o próximo!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Qualquer correção, sugestão ou senão, são bem vindos!