sábado, 26 de abril de 2014

Bifes Roquefort

26 de Abril

Talvez tenha sido pela preguiça induzida pelos feriados que acabou com a nossa criatividade, mas este sábado fizemos um clássico cá de casa - os bifes Roquefort com puré de batata.
Trata-se de uma receita do mais simples que pode haver e que aprendemos a fazer no programa do Henrique Sá Pessoa há uns anos.

Começa-se, aliás como sempre, por escolher os melhores ingredientes que pudermos; carne de vitela limpa, com uma altura nunca inferior a 1.5cm e de área compatível com os estômagos lá de casa.
Depois do talho, é dar um saltinho ao supermercado e trazer Queijo Roquefort e manteiga.
Para o acompanhamento, nós preferimos sempre o puré de batata, mas batata frita, legumes, batata doce ou qualquer outra coisa que inventem, vai ficar bem de certeza, porque quem manda neste prato é a carne grelhada, com o sabor do queijo.
Queijo Roquefort - Président

Publicidade à parte, já experimentámos várias marcas, mas esta é a melhor. Para quem tem "medo" deste queijo, fica aqui a minha palavra que é delicioso!
Vamos à preparação:

A Manteiga de Roquefort
Convém começar esta operação uma ou duas horas antes do jantar. Eu costumo usar uma relação de 100g de manteiga para 60g de queijo. Amolece-se um bocado a manteiga mas sem derreter, mistura-se o queijo, muito bem desfeito e mexe-se tudo com um garfo, se a mistura não estiver consistente, guardar um pouco no frigorífico. O que se pretende é uma massa que fique com a textura semelhante à da "Plasticina". Quando estiver no ponto, coloque uma folha de alumínio na bancada e forme uma "salsicha" com a mistura, enrolando o alumínio num diâmetro de aproximadamente 3 ou 4cm, guarde no congelador até à hora do jantar.

Acompanahamento
Nós fizemos puré de batata. Fácil. Descascar e lavar as batatas, colocar a cozer por 20 minutos, com uma pitada de sal.
Quando cozidas, use o que houver para as desfazer em puré, nós usamos o "passe-vite".
Um "passe-vite"
Desta vez não usámos margarina para o puré (já temos manteiga que chegue), foi só levar o tacho com as batatas desfeitas ao lume e juntar leite até ficar com a consistência desejada. Juntar umas lascas de noz-moscada e provar, ajustar os temperos e deixar ferver uns minutos para cozer o leite.

Bifes
Dez minutos antes do jantar, aquecer bem a grelha, retirar a Manteiga de Roquefort do frio e cortá-la em fatias de 5mm de espessura. Preparar os pratos com o puré (se for esse o caso) e uma fatia de tomate, por exemplo.
A nossa grelha

Colocar os bifes (no máximo dois de cada vez, para não arrefecer a chapa) e grelhar até ao ponto que cada um dos convivas gosta, cá em casa são dois mal-passados, um médio e um bem passado. A carne vai para a chapa tal como veio do talho, sem tempero. Depois de um minuto vira-se e tempera-se ligeiramente o lado que esteve para baixo, vira-se outra vez e tempera-se de novo, depois é só ir virando até ficar como queremos, não convém temperar muito porque o sal seca a carne e a Manteiga de Roquefort já é salgada quanto baste.
Quando estiver pronto, colocar o bife no prato e imediatamente duas ou três rodelas de Manteiga de Roquefort em cima, a manteiga vai derreter e passar o sabor para a carne. Os nossos ficaram assim:
Prato de 26 de Abril 2014
Os bifes com Manteiga de Roquefort são o plano B cá de casa, quando não há vontade ou consenso sobre o que fazer a cada sábado.
... e nunca falham!
Até para a semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Qualquer correção, sugestão ou senão, são bem vindos!