sábado, 24 de janeiro de 2015

Bifes Wellington

24 de Janeiro

Foi a primeira vez que decidi fazer bifes Wellinton e já andava há algum tempo para experimentar.
Na receita "tradicional" dos Bifes Wellington, é usado um lombo de vaca e a carne fica rosada por dentro, mas como cá em casa, a Anabela não gosta da carne mal passada, optei por uma receita alternativa, em doses individuais e sem presunto. A minha ideia inicial era fazer a massa, mas rapidamente desisti e comprei massa fresca pronta.

Ingredientes bife:
Massa folhada fresca
Bifes do lombo
Mostarda Dijon
Cogumelos frescos
Massa folhada
2 gemas de ovo
1 dente de alho
Azeite, sal, pimenta, piri-piri


Ingredientes molho:
1 cebola (roxa de preferência)
2 dentes de Alho
0.5 chávena de vinagre balsâmico
1 chávena de Vinho do Porto
1 chávena de Vinho Tinto
1 folha de louro fresco
Sal e Pimenta
250 g de manteiga (bem fria)

O primeiro passo é cortar os cogumelos em quadradinhos muito pequenos e secá-los numa frigideira.
Eu fiz um bocadinho de batota e meti um fio de azeite, um alho bem picado e temperei-os, mas a receita diz que é mesmo só para os secar.

Selar cada bife numa frigideira bem quente só com um fio de azeite. Eu nunca meto sal e pimenta na carne crua, deixo o lume fazer magia e só depois é que meto os temperos. Esta operação é muito rápida, queremos que a carne fique apenas selada por fora, depois, deixar arrefecer um bocado, barrar generosamente cada bife com mostarda e colocar no frio.

Preparar a massa, pincelando-a com gema de ovo batida, na receita original, colocava-se uma fatia de presunto dentro da massa, mas eu não usei, apenas, dobrei o bife ao meio, e cobri cada um com uma camada dos cogumelos, a mostarda faz de cola para esta operação. Em seguida fechei a massa, tendo o cuidado de não deixar aberturas - o ovo serve para isto.

Colocar os bifes num tabuleiro para ir ao forno, previamente aquecido a 180 ºC, durante 40 minutos.

Enquanto os bifes estão no forno, prepara-se o molho.
Eu aproveitei as "coisas boas" que ficaram na frigideira depois de ter selado os bifes, juntei mais um fio de azeite e refoguei a cebola picada, quando esta fritou um bocadinho, juntei os alhos também bem picados. Não estava na receita, mas eu deitei um bocadinho de piri-piri. De seguida entram os líquidos. O balsâmico, o vinho do porto e o vinho tinto tudo ao mesmo tempo. Mexer bem e deixar reduzir pelo menos para metade, nesta altura, deitar a manteiga bem fria, temperar de sal e pimenta, mexer e deixar reduzir mais metade.

Quando os bifes estiver prontos, deixar arrefecer um pouco, e servir com uma generosa camada de molho em cima de cada um.
Delicioso!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Qualquer correção, sugestão ou senão, são bem vindos!