sábado, 31 de janeiro de 2015

Arroz de Pato

31 de Janeiro

Este sábado foi o dia do arroz de pato.
Toda a gente adora este prato e nem houve discussão.

Ingredientes:
1 pato (cerca de 1,5 kg)
1 chouriço de boa qualidade
1 kg de arroz vaporizado
4 cenouras
Rama de alho francês
2 cebolas
4 dentes de alho
2 folhas de louro
3 malaguetas secas
duas fatias de presunto com 0.5 cm de espessura
2 colheres de tomate em calda
Azeite, sal, pimenta

O primeiro passo (e um dos mais importantes) é cozer o pato.
Na panela de pressão, colocar uma cebola cortada grosseiramente aos cubos, dois dentes de alho esmagados, as malaguetas, a rama do alho francês cortada em bocados de 2 cm, o louro, e as cenouras descadas. Duas das cenouras são cortadas em cubos e as outras duas ficam inteiras. Depois vai o chouriço e o pato, tapar de água, temperar com sal e pimenta, mexer e fechar a panela de pressão. Deixar cozer bem o pato por 40 minutos.

Quando o pato ficar pronto, vamos retirá-lo da panela e desfiar cuidadosamente toda a carne. Retira-se também o chouriço, corta-se às fatias e reserva-se.  Passa-se o caldo que ficou pelo "chinês" e reserva-se num recipiente, perto do fogão. Retiram-se as duas cenouras inteiras, para preparar uma entra de cenoura à algarvia: cortam-se às rodelas, pica-se muito bem um dente de alho e mistura-se tudo numa tigela com azeite e salsa muito bem picada.

Agora o arroz. Deita-se um fio de azeite e a cebola picada num tacho grande, deixa-se refogar um bocadinho, e junta-se o alho também picado e o tomate em calda (isto é mais para escurecer o arroz que outra coisa). Sem medo vai um quilo de arroz lá para dentro e mexendo sempre, deixa-se fritar. Quando o estalar dentro do tacho ficar quase insuportável, ir deitando o caldo de cozer o pato que foi coado com uma concha, mexendo sempre. Repetir para cico ou seis conchas de caldo. Nesta altura o arroz ainda não está cozido, mas já levou uma "tareia" de sabor e vamos provar. Como estamos a usar o caldo de cozer o pato que levou sal, temos que ajustar agora. Para esta quantidade de arroz, provavelmente não vamos ter caldo que chegue, portanto vai ser preciso deitar água, e neste caso, há que levar o sal em conta, isto é: se estiver para o salgado, juntamos a água e não se deita mais sal e vice-versa.
Pela experiência, e como a água não foi medida, é ainda preciso que o arroz tenha um dedo de líquido em cima dele, para que coza por 10 minutos, e para que fique com caldo - isto ainda vai ao forno!
Antes de terminar o arroz prova-se mais uma vez!

Cortar o presunto em cubos muito pequenos e fritá-los só com um bocadinho de azeite. Eu resolvi fazer isto à parte para não estragar o sal do prato, segundo algumas receitas, o presunto deveria ser cozido com o pato.

Num tabuleiro ou Pyrex grande, deitar metade do arroz, depois todo o pato desfiado, seguido pelo presunto. Tapar com o resto do arroz e distribuir as rodelas do chouriço por cima. Todas estas camadas devem ficar o mais uniformes possível.

Levar ao forno por dez minutos. Cinco minutos, só com o calor do forno, outros cinco para tostar o arroz por cima e derreter o chouriço.

Servir com boa companhia, boa bebida e boa música. Nós usámos isto.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Qualquer correção, sugestão ou senão, são bem vindos!