sábado, 3 de janeiro de 2015

Bife (quase) à Aquarius

3 de Janeiro
O Aquárius era um restaurante em Almerim onde íamos com bastante frequência e que fazia uns bifes maravilhosos.
Por várias vezes tentámos fazer igual, mas nunca ficou nem parecido e desta vez não foi diferente. Ficou muito bom, mas não ficou "à Aquarius".

Ingredientes:
4 bons bifes de vaca, sem gordura
8 camarões de bom tamanho
200 ml de natas
Banha de porco e azeite
Mostarda Dijon
Alhos
Sal, pimenta, piri-piri

Acompanhamento - puré de batata

Como eu fiz:
Piquei muito bem um dente de alho que juntei a uma colher de banha e a duas de azeite e umas gotas de piri-piri, numa frigideira.
Sempre com o lume baixo, para não queimar o alho, deixei que tudo se misturasse e derretesse.
Os camarões descascados, mas com as cabeças, foram fritar um bocadinho na frigideira; e quando eu digo um bocadinho, é mesmo só um minuto de cada lado. Quando ficaram prontos, reservei os camarões, mas deixando as cabeças mais um bocado, espalmando-as com uma colher para que libertassem os sucos para o molho. A seguir retirei também as cabeças. Subi o lume e fritei um bife de cada vez, para não perder calor na frigideira, da seguinte forma (os tempos são aproximados):
- meio minuto de um lado
- virar para o outro
- temperar o lado que ficou para cima com um pouco de sal e pimenta
- meio minuto depois, virar de novo
- temperar de sal e pimenta
- meio minuto depois, virar
- reservar
Repeti isto para todos os bifes, que vão ficando a descansar, quando cheguei ao último, juntei-os todos na frigideira, e despejei também os sucos que libertaram.
Agarrei em meio copo de vinho do porto, esperei que a frigideira atingisse uma boa temperatura e cobri os bifes com o vinho, flamejando-os!
Assim que as chamas se apagaram (o vinho do Porto dura apenas uns segundos), escorri bem os bifes e voltaram para o prato, à espera do resto.
Na frigideira, com o lume outra vez no mínimo, juntei o pacote de natas e uma colher de sopa de mostarda Dijon, tendo o cuidado de retirar dos lados e do fundo da frigideira os bocadinhos que ficaram agarrados depois da fritura, mexendo tudo bem.
Enquanto as natas se preparavam para levantar fervura, montei cada bife com dois camarões e fechei com um palito - ficou uma sandes de bife com camarões - e voltaram para a frigideira, para harmonizar tudo.

O tempo que demoramos com a carne no lume, na primeira fritura e depois na harmonização, depende de como gostamos dos nossos bifes, cá em casa são três quase em sangue e um muito bem passado. Portanto à há que gerir isto, eu marquei o bife "diferente" com um segundo palito.

Para acompanhar, fiz puré de batata.
Infelizmente, mais uma vez não consegui reproduzir o bife à Aquarius, mas rapidamente nos esquecemos desse facto, porque os bifes ficaram realmente deliciosos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Qualquer correção, sugestão ou senão, são bem vindos!